Horticultura

Horta caseira em qualquer espaço

As hortaliças são plantas importantes para a saúde. Seu consumo regular auxilia na prevenção de doenças, pois fornecem vitaminas, fibras e sais mineirais, necessários para o bom funcionamento do organismo. E você pode se alimentar bem e cultivando e colhendo suas próprias hortaliças.
Para isso, basta cultiva-las nos espaços disponíveis em sua residência ou usar materuais descartáveis como recipientes para o cultivo. Dependo do material e do espaço que se tenha, pode-se cultivar hortaliças em pneus, bacias velhas, garrafas plásticas do tipo PET, em canos de PVC ou ainda em canteiros no próprio chão.
A) Para produzir hortaliças em canteiros de PVC é necessário:
– tubo de PVC com 30 cm de diâmetro;
– serrote;
– dois pedaços de madeira cortadas em forma de meia lua.
Corte o tubo na horizontal, obtendo duas calhas. Fixe os pedaços de madeira nas laterais. Fure o fundo da calha em vários pontos para facilitar o escoamento da água depois do plantio.


B) Em canteiros de pneus:
– pneu usado;
– Faca;
– pregos e martelo;
– tampo de madeira.
Corte o pneu em uma das laterais e inverta-o de forma a obter uma “bacia”. Pregue o tampo de madeira no fundo do pneu cortado. Não esqueça de fazer furos no fundo do tampo para facilitar o escoamento da água.


C) Em garrafa do tipo PET:
– garrafa do tipo PET de 2 litros ou mai;
– Faca.
Corte a garrafa a +ou- 20 cm da base. Faça quatro furos no fundo da garrafa para facilitar a saída do excesso de água.


D) Para encher os canteiros de PVC, pneu ou garrafa PET, você irá precisar de:
–  terra;
– adubo;
– calcário;
– adubo químico NPK 4-14-8.
Misture esses materiais, na seguinte proporção: Para cada 50 litros, use 100 gramas de calcário, 34 litros de esterco bovino e 200 gramas de adubo NPK, que pode ser comprado em lojas agropecuários.
E) Adubações de cobertura:
Adubações complementares podem ser feitos a cada 30 dias com um copo de 200 ml de adubo orgânico curtido, por vaso ou planta.
F) Cultivo de hortaliças em canteiros no chão:
– enxada;
– adubo NPK 4-14-8;
– esterco bovino;
– calcário.
Use a enxada para soltar a terra e faça canteiros com largura máxima de 1 m e com altura de 20 cm. A terra deve ficar solta, sem torrões, raízes ou pedras e a superfície deve ficar plana. Neste caso, a adubação deve ser feita na seguinte proporção: para cada metro quadrado, use de 100 a 200 gramas de calcário, 10 a 15 litros de esterco bovino e 200 a 300 gramas de adubo NPK. O calcário deve ser aplicado somente uma vez a cada quatro anos (lembrando que a horta é caseira).


Qualquer que seja o canteiro escolhido, ele deve ficar em local arejado e bem iluminado, por isso vai facilitar o crescimento das hortaliças.
As plantas devem ser molhadas todos os dias, de manha e/ou  no final da tarde. Quando jovens, as hortaliças devem ser irrigadas duas vezes ao dia, com pouca água. Quando adultas, a irrigação pode ser feita uma vez ao dia (dependendo dos dias quentes, molhando até duas vezes), deixando o canteiro úmido, mas evitando o excesso de água que pode ser prejudicial às plantas. Caso apareça algum mato no seu canteiro, retire-o manualmente.

Irrigação
Horta em caixas
Horta horizontal
Horta em caixas
Idéia diferente para espaço de uma horta
Horta em vaso

Fonte: Boletim Embrapa Hortaliças

39 comentários em “Horta caseira em qualquer espaço”

  1. sobre o pet, li uma reportagem falando sobre o antimonio e bisfenol A.
    Existe a chance destes compostos passarem pro vegetal cultivado nesse material, já que a produção dele e exposição ao calor podem liberar esses compostos nocivos à saúde?
    grato

    1. Olá…
      Achei sua pergunta muito interessante e fui atrás de informações, algumas pessoas disseram que não e outras sim. Na internet não muito sobre o assunto. Fico te devendo essa.
      Obrigada

  2. Olá Alessandra,gostei da ideia do cultivo em garrafas pet gostaria que me enviasse passo a passo para iniciar um a plantação em meu ap. Muito obrigado!

  3. O nosso clima aqui no Amapá é muito seco, daí um pouco de trabalho na irrigação, mas eu gosto muito de hortas, até tenho uma na escola e vou usar suas ideias!

  4. Olá Alesandra, muito boa suas dicas… vou fazer uma pergunta meio idiota de gente leiga mesmo… nao ligue :D… sabe aquelas alfaces ou cebolinhas hidroponicas que tem as raizes aparentes… podem ser replantadas?

    Obrigada, Silvia Rafaella

    1. Ola …
      E não é uma pergunta idiota não … é ótima….
      O alface não é recomendado, mas a salsinha e a cebolinha que tiverem um pouco de raízes …. SIM ELAS PODEM E DEVEM SER PLANTADAS …
      E vc vai ver como vai crescer rápido, muito mais do as mudinhas que se compra em casa agropecuária ou as que vc fazer….
      Um segredo …. faço isso e muitoooo ….
      Bom aproveito …
      Obrigada e volte sempre que precisar 🙂

  5. Oi Alessandra!!!! Utilíssima sua matéria!!!!! Me poupou trabalho, pois algum tempo pesquiso sobre tudo isso e agora esta tudo aqui junto!!!! Só queria saber quanto tempo posso deixar armazenado o biofertilizante!!!! Obrigada pela grande ajuda!!!!!!!

    1. De nada flor …
      Obrigada vc por visitar o site
      Volte sempre que precisar …
      🙂

  6. Excelente materia,dà idèias realmente ùteis.È uma forma de saber realmente o que comemos ´,e a largo prazo ,muito mais barato.Parabens!!!!

  7. Gostei de tudo!

    Achei muito interessante a pet, foi muito bem planejado.

    Vou fazer um similar em casa

    Parabéns.

    1. Que bom ajudou .. fico feliz por isso …
      Obrigada e volte sempre que precisar ….
      🙂

  8. ola adorei….comecei a minha ontem em garrafa pet…estou anciosa para que de certo…ja estou preparando mais garrafas quero bastante variedade…..

    1. Que legal …
      Quando vc começar não vai mais conseguir parar …
      É muito legal ….
      Volte sempre que precisar …
      Obrigada
      🙂

    1. Olá…
      Vou mandar alguns anexos e links no seu e-mail. Espero que ajude.

      Volte sempre que precisar … o blog está aqui para ajudar .
      Obrigada

Deixe um comentário