Cuidados com as plantas

 

Cuidados especiais com a sua horta. Depois de enfrentar as altas temperaturas do verão, as plantas se preparam para o recolhimento no inverno. Os jardins e as plantas em vasos – que certamente passaram por dificuldades com o calor do verão – precisam de cuidados para recuperar a forma e enfrentar as transformações que chegam com a nova estação: o outono. A estação é um excelente período para realizar duas tarefas no jardim: limpeza e adubação. Mas há outros cuidados que podem ser tomados para que suas plantas cheguem em perfeito estado à próxima temporada.

 

FAXINA GERAL: O primeiro passo para cuidar da horta nessa época do ano é fazer uma boa limpeza. Elimine insetos, como pulgões, e ervas daninhas que provavelmente invadiram canteiros e vasos durante o verão.

PODA DE LIMPEZA: Folhas e galhos secos devem ser eliminados. Você pode remove-los com as mãos. Mas rastelos também ajudam na tarefa da limpeza.

MANUTENÇÃO DE VASOS: Aproveite também para dar manutenção aos canteiros já formados, escarificando o solo para favorecer a aeração ou oxigenação das raízes. Evite neste caso o uso de enxada ou pá – esse trabalho deve ser realizado com escarificador ou ancinho , pois esta ferramenta permite acessar o espaço entre as plantas sem, contudo, danificá-las.

PREPARE O SOLO PARA A ADUBAÇÃO:  Depois de revolver a terra superficialmente, é hora de adubar. Sempre que possível prefira ingredientes orgânicos para fazer a adubação (húmus de minhoca, torta de mamona ou farinha de osso). O adubo que aparece na foto é o \”nim\”, orgânico e, acredite, com cheiro de chocolate!

PODAS: O certo é fazer apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. No caso do manjericão, você pode também podar as flores – assim as folhas ficam maiores e mais abundantes.

PODA DE LIMPEZA SEM ERROS: Com tesouras de pontas finas é possível alcançar áreas de acesso mais difícil em arbustos e cercas vivas, mas para hastes lenhosas é essencial usar uma tesoura de poda adequada, para não “mastigar” os caules. Use ferramentas sempre muito bem afiadas, evitando danificar as plantas.

CORTE LIMPO: Para podar folhas mortas, faça um corte limpo, na extremidade do pecíolo, exatamente onde a haste da folha encontra o ramo.

FORCINHA EXTRA: Dê uma ajuda para as plantas que precisam de apoio. De uma maneira geral, as plantas no outono perdem uma boa parte de suas folhas, o que oferece uma ótima oportunidade para verificar as condições das plantas que precisam de suporte, tutores e treliças. Verifique as condições gerais destes apoios e aproveite para corrigir a condução dos ramos que cresceram durante o verão.

GRAN FINALE Garanta a umidade das plantas sem encharcar. Com o final do verão e a diminuição do calor, a quantidade de água das regas deve ser diminuída, pois a evaporação no outono é menor. Por outro lado, as plantas entram num período no qual as chuvas diminuem e o solo passa a ficar mais ressecado. Uma ótima medida é incorporar à terra elementos com ação hidrorretentora, ou seja, que absorvem e mantém a umidade na quantidade certa. O mais recomendado é o húmus de minhoca que, além de cumprir essa função , contém bons nutrientes para as plantas.

LIVRANDO-SE DAS PRAGAS: É preciso literalmente limpar as pragas das folhas. Pegue um pano úmedecido com água limpa ou álcool e remova todos os vestígios de insetos invasores. Esse é um trabalho delicado e demorado. Por isso é bom reservar um dia em que você não tenha pressa. Depois de limpar as folhas superficialmente, verifique se não há insetos também na parte inferior das folhas. Finalize o trabalho borrifando um pesticida orgânico (mas faça isso apenas nas plantas ornamentais).

http://www.casadachris.com.br

Fale com ele no email: contato@minhahorta.com.br

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Alessandra C. Oliveira
    jul 24, 2011 @ 17:30:05

    Existem muitos blog que contém muitas coisinhas uteis para o nosso dia a dia, busco algumas delas para vocês e exponho-as no site, com o nome da página e até mesmo o contato, pois não são minhas.
    Bjusssssssss
    Espero que curtem ….

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: