Contatos

Por motivos pessoais, venho pedir desculpe, mas o site não

terá novos post. Voltaremos assim que der certo. 🙂

Anúncios

57 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Nícia Maris Natividade Campolina Almeida
    mar 13, 2014 @ 23:53:38

    FAÇA UMA REPORTAGEM SOBRE O ALHO

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      mar 15, 2014 @ 00:37:08

      Obrigada pela dica.
      Sei que estou devendo um post, mas estou numa correria!!! Defesa de tese recente e ainda dando aulas na Unemat (passei no concurso), mas prometo voltar assim que der para postar coisas novas!!!
      Volte sempre!! 😀

      Responder

  2. Josué Oliveira
    out 30, 2013 @ 11:49:59

    Ola bom dia
    Gostaria de saber se posso plantar MAMONA nas entrelinhas da melancia?
    Sabendo que o espaço é de 3mt. No caso ficaria 1,5mt de distancia da cova da melancia. Qual o risco que ocorrerá para a melancia??
    Obrigado

    Josué Oliveira

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      nov 27, 2013 @ 18:50:13

      Olá….
      O risco entre eles não terá. Você terá que ter mais cuidado com as duas plantas, irrigar e adubar o suficiente para ambas, o controle de pragas e doenças terá que ser bem mais criterioso.
      No caso, se sua região é muito quente ela até ajudará a cultura da melancia com algumas sombras deixando mais fresco o ambiente para elas, porém se sua região já fresca e com pouco sol não recomendo pois a mamona tirará o sol e calor do ambiente.

      Obrigada e volte sempre 😀

      Responder

  3. Josué Oliveira
    out 30, 2013 @ 11:46:41

    Ola Alessandra
    Muito obrigado pelo comentário

    Responder

  4. Josué Oliveira
    out 19, 2013 @ 22:50:02

    Ola…
    Me falaram que tem uma marca de semente de melancia que faz o desbaste dos frutos, deixando apenas o necessário. Alguém sabe informar se isso é correto e qual a marca?

    Obrigado

    Responder

  5. Luiz Antonio de Souza Magno
    out 17, 2013 @ 23:09:31

    Alessandra, gostaria de saber se você conhece alguma coisa referente a (Coentro largo) é um dos principais temperos utilizado pela culinária nordestina, principalmente na moqueca baiana ou no cozimento de crustaceos(ostra,carangueijo,lambreta,etc).

    Responder

  6. monica sá
    set 30, 2013 @ 16:26:36

    ola! ainda estou ansiosa pela sua ajuda.

    Responder

  7. sebastião medeiros de oliveira
    set 15, 2013 @ 19:29:42

    meu pé de limão infestou de pulgão, e parou de produzir o que devo fazer para salvá-lo. Tenho tambem dois pés de abil amarelo, eles pararam de produzir, será que foi porque cortei o terceiro pé ?

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      set 27, 2013 @ 00:55:30

      Olá
      Colocarei alguns controles alternativos para você:

      Extrato de folhas de tomate contra pulgões: As folhas e o caule do tomateiro podem ser utilizados com ação inseticida contra pulgões. As folhas e caules (200g) devem ser fervidos em meio litro de água e após esfriar e filtrar pode ser diluído em dois litros de água. Pulverizar sobre as plantas.

      Extrato de fumo: O preparado pode ser feito utilizando 10 cm de fumo de corda e água. Deve-se cortar o fumo em pedaços menores e deixar de molho em 1 litro de água por um dia. Deve-se coar com um pano fino ou papel filtro usado em café e dissolver na proporção de 1 litro do preparado para 8 litros de água. O sabão comum melhora a aderência do preparado na planta, derreta em água, levando ao fogo ¼ de sabão comum em meio litro de água e adicione aos 8 litros do preparado. Em seguida pulverize as plantas atacadas pelos pulgões. A calda deve ser preparada apenas para o uso, não podendo ser armazenada.

      Água de sabão: Usado no controle de pulgões, lagartas, cochonilhas e piolhos. Raspe ou rale em pedaços pequenos 500g de sabão comum e adicione cinco litros de água. Leve ao fogo até dissolver o sabão, deixe esfriar e pulverize sobre as plantas.

      Extrato de pimenta do reino: Controla pulgões e lagartas. Deixe de molho em água 50g de sementes moídas em meio litro de água, no dia seguinte filtre a solução e pano ou papel filtro de café. Dilua a solução em 2 litros de água e pulverize sobre as plantas ou solo.

      Obrigada e volte sempre 😀

      Responder

  8. Elaine Tavares
    jul 28, 2013 @ 17:12:52

    Ola estive no Google pesquisando, um problema que temos aqui em casa com nossa pequena plantacao de Gilo, e encontrei VCS, a questao e que nossos Gilos ficam arvores lindas , com muitas flores, e frutos tambem, porem em um tempo do crescimento adquirido pelos frutos, eles enferrujam nas pontas e param o crescimento , ate o estado de abrirem rachaduras neles. Sabem de algo que possa nos ajudar?. Obrigada!.

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      ago 04, 2013 @ 13:44:39

      Olá…
      Vou colocar algumas receitinhas para você

      Ingredientes: 1 kg de folhas do mamoeiro picadas; 1 litro de água e 1009 de sabão.
      Função: Controle de ferrugem.
      Modo de preparar: Cortar e bater no liquidificador os ingredientes citados acima. Filtrar com um pano e adicionar a 4 litros de água com sabão, feita com: 100 g de sabão em 25 litros de água. Pulverizar sobre as folhas infestadas.

      Ingredientes: 1009 de alho; meio litro de água; 109 de sabão; 2 colheres (de café) de 6leo mineral.
      Função: controle de lagarta de maçã, pulgões, míldio e ferrugem.
      Modo de preparar: Os dentes de alho devem ser finamente moídos e deixa-dos em repouso por 24 horas em 2 colheres de óleo mineral. A parte, dissolver 10 gramas de sabão em meio litro de água. Misturar então, todos os ingredientes e filtrar. Antes de usar o preparado, diluir o mesmo em 10 litros de água, podendo no entanto ser utilizado em outras concentrações de acordo com a situação.

      Obrigada e volte sempre 😀

      Responder

  9. Adriane
    jul 05, 2013 @ 08:28:25

    Olá, estou planejando uma horta vertical em minha casa, em calhas de pvc! gostaria de ideias de como e o que plantar, poderia me dar algumas dicas?!
    Obrigada, e parabens pelo site!!

    Responder

  10. adelaine
    jun 30, 2013 @ 17:58:27

    Alessandra,já escrevi anteriormente e não obtive resposta.Continuo aguardando.Pelo e-mail ou pelo blog.Obrigada .Adelaine

    Responder

  11. Consuelo
    jun 05, 2013 @ 13:36:40

    Fui na pagina para saber sobre mandioquinha e infelizmente nao tem artigo ou fotos.Apenas gostaria de saber qual a maneira de plantar mandioquinha, se por sementes ou pela propria raiz.Plantei uma mandioquinha para teste e nao deu certo.Adoro essa raiz e como moro fora do Brasil adoraria ter na minha horta.Obrigada.

    Responder

  12. terezinha
    jun 03, 2013 @ 18:16:09

    queria saber se vale apena planta moranga e se da dinheiro

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      jun 05, 2013 @ 19:58:46

      Olá…
      Hoje mexer com a parte de alimentação rende um bom dinheiro, e hortaliça não é diferente. Hoje as pessoas estão voltadas para o que é mais saudável e hortaliça é interessante se investir.
      Você tem que analisar qual é o seu publico alvo, supermercados, venda casual, restaurantes… enfim analisar primeiro para onde será destinada sua venda, e claro ter sempre a disposição e ganhar clientes.
      Alguns especialista dizem que o segredo mesmo é descobrir a época de produzi-los para melhor comercialização . A comercialização durante a safra não rende grande lucratividade. Uma das grandes ferramentas para quem pretende ganhar dinheiro é produzi-los na entressafra. Mas eu acredito mesmo, que se tiver produto de alta qualidade no momento de baixa ou alta demanda , será fácil a comercialização. Neste momento a procura por qualidade colabora com a alta dos preços.
      Não se esqueça que produzir e comercializar toma muito tempo, então você tem que se programar antes da safra. Deve conhecer os canais de escoamento do produto e fazer alguns contatos importantes para vender a safra. Lembre-se: você precisa se planejar antes de começar uma produção. Se não tem experiência, conheça o plantio, visite produtores, pergunte sobre a produção e principalmente, estude muito.
      Faça uma pesquisa de mercado e procure conhecer o plantio. E veja o seu tempo para com os cuidados da planta e a comercialização.

      Obrigada e volte sempre que precisar 🙂

      Responder

  13. Marco Aurélio
    maio 17, 2013 @ 21:10:08

    Boa noite.
    Os frutos do meu jiloeiro estão nascendo recobertos por uma camada marrom e áspera (eu chamo de ferrugem) e vários estão se partindo. O que pode estar provocando isso?

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      maio 31, 2013 @ 19:06:14

      Olá…
      As ferrugens são assim denominadas devido à lesão com massa de esporos pulverulenta de coloração amarela a avermelhada. Os esporos são estruturas de dispersão dos fungos, semelhantes às sementes das plantas.
      As ferrugens geralmente se beneficiam de climas amenos, com temperaturas moderadas e alta precipitação. Observa-se maiores incidências em anos chuvosos e propensos a formação de orvalho sobre as folhas. Estes fatores se relacionam com a necessidade de haver molhamento das folhas para que o esporo germine. Por isso, irrigação mal manejada pode favorecer aparecimento de ferrugem, o ideal é irrigar o solo ou substrato e evitar molhar em demasia as folhas, principalmente se há histórico da doença no local.
      Existe uma receita de fungicida caseiro fácil de preparar e muito utilizada na agricultura, trata-se da Calda Bordalesa¹. Consiste na mistura de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água. Esta calda tem eficácia comprovada sobre muitas espécies de fungos e bactérias em muitas plantas, sejam ornamentais, frutíferas, produtoras de grãos ou hortaliças.
      As aplicações devem ser feitas preventivamente, como a Calda Bordalesa age por contato, após alguns dias ou após uma chuva de média intensidade, deve ser feita nova aplicação. Não aplicar diretamente sobre todas as plantas, deve-se testar em poucas folhas e averiguar se não há toxidez, pode diluir ou concentrar a calda caso necessário.
      Receita da calda: https://jornalagricola.wordpress.com/2012/01/25/controle-natural-de-praga-parte-3/

      obrigada e volte sempre que precisar 🙂

      Responder

  14. jose. antonio fracaroli
    abr 26, 2013 @ 18:30:20

    gostaria de saber ex quantos pes de couve seria nessesario plantar para colher 100 maçs por semana

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      maio 04, 2013 @ 17:54:03

      Olá…
      As plantas se desenvolvem bem em condições de clima ameno a quente. A propagação é feita por sementes e por mudas. As mudas são obtidas a partir de brotos laterais das plantas e enraizadas em canteiros, antes de serem transplantadas no local definitivo. A colheita de folhas ocorre depois de 50 a 60 dias do transplante. A produção e produtividade: a produtividade média é 3 a 5 quilos de folhas por planta durante o ciclo normal de 8 meses. A produtividade média: 4 a 8 embalagens/m² .
      O espaçamento em terras fracas: 1 m entre linha X 0,5 m entre plantas (covas) e 0,8 m entre linhas x 0,5 m entre plantas (canteiros), e em terras férteis: 0,8 m entre linha X 0,4 m entre plantas (covas ou canteiros). Uma grama (1 gr.) de semente fornece mudas para cerca de 50 metros quadrados.
      Espero que tenha ajudado.
      Obrigada e volte sempre que precisar 🙂

      Responder

  15. Idevalter Nunes
    fev 23, 2013 @ 23:14:32

    Oi Alessandra. Fiz um plantio de meio hectare de quiabo, no primeiro mes de colheita foi uma maravilha até aparecer uma infestaçao de pulgao branco que praticamente inviabilizou meu projeto. O que faço para erradicar o pulgao branco do meu quiabeiro?

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      fev 24, 2013 @ 18:29:41

      Olá…
      Vou colocar doi links para vc dar uma olhadinha e ver se realmente é pulgão ou cochonilha, tá:
      http://www.pragas.com.br/pragas/geral/cochonilha.php
      http://www.jardineiro.net/pragas/pulgao.html
      http://www.fazfacil.com.br/jardim/cochonilhas-fumagina-pulgoes/

      Mas vou dar algumas dicas de controle natural. O uso de agrotóxico tem que ser usado com muito cuidado, procure uma casa agropecuaria que eles indicam um para vc. Mas cuidado para não se intoxicar.
      Controle sem agrotóxico, as joaninhas elas são predadora das cochonilhas e pulgões, e o óleo de Nim (ou Neen) pode ser utilizado para o controle (em casa agropecuária vc pode encontrar).

      Calda de fumo e sabão
      Ingredientes:
      10 cm de fumo de rolo
      50 g de sabão de coco ou neutro
      1 litro de água
      Modo de fazer:
      Pique o fumo e o sabão em pedaços, junte a água e misture bem. Deixe curtir por cerca de 24 horas. Coe e pulverize as plantas atacadas.

      Controle Natural: Óleo Mineral com sabão:
      · Óleo mineral leve… 4 litros;
      · Sabão….500 gramas;
      · Água…. 2 litros
      Cortar o sabão em pedaços e dissolver na água quente. Adicione o óleo mineral aos poucos, até a total homogeinização. Aplique na forma de pulverização, dissolvendo o produto em 100 litros de água.

      Outra receita inclui a adição de quatro colheres de pimenta-vermelha e duas cabeças de alho picadas em solução de 50 gramas de sabão de coco diluído em 4 litros de água. Coe tudo em pano fino e aplique. Há também a opção de deixar em descanso, por sete dias, 100 gramas de pimenta-do-reino em um litro de álcool, para se juntar a 60 gramas de sabão de coco dissolvido em 1 litro de água fervente, logo que retirado do fogo. Faça três pulverizações a cada três dias com um copo cheio para 10 litros de água.

      Volte sempre que precisar
      🙂

      Responder

  16. ilson
    fev 18, 2013 @ 10:43:19

    Bom dia, Alessandra.
    Tenho em meu quintal alguns pés de Hinhame Chinês, gostaria de saber como identificar a epóca da colheita.

    Atenciosamente.

    Ilson.

    Responder

  17. charles barbosa
    mar 02, 2012 @ 21:29:17

    boa noite, sou charles barbosa e trabalho no sistema prisional na area administrativano setor de LABORTERAPIA,de maceio e temos oficinas de trabalho onde os reeducando aprendem e produzem de tudo um pouco temos as oficinas de corte e costura,marcenaria, marchetaria,decopagem biscuit dentre outros e temos parseria com empresas que nos agudam em doaçoes.

    temos tambem a oficina de FLORICULTURA para dar comtinuidade mas nao temos mudas e sementes se possivel pedimos a voce qualquer coiza se possivel. desde ja agradecemos.

    Sem mais, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

    http://www.sgap.al.gov.br

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      mar 03, 2012 @ 23:58:57

      Olá…
      O que eu posso te ajudar são com informações, pois eu moro em Botucatu – SP.
      Acredito que em Maceio existem faculdades de agronomia que possa fornecer e até mesmo auxiliar o senhor. Mas empresas como a sakata (empresa de sementes), empresa de bandeja, substratos,poderiam ajudar o senhor.
      O que posso ajudar o senhor é com artigos e como produzir mudas e com algumas pesquisas de sites de empresas.
      Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho, e o que eu puder ajudar e que esteja ao meu alcance estou a sua disposição.
      Obrigada

      Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      mar 04, 2012 @ 12:13:30

      Olá, o senhor também pode me dizer o que está precisando ao certo.
      Como por exemplo o tipo de planta ornamental, assim fica fácil para ajudar ou até mesmo montar uma apostilinha para o senhor.
      Ou tentarmos conversar com algumas empresas ou professores ou profissionais na area.
      Obrigada

      Responder

  18. marildo cordeiro
    dez 01, 2011 @ 15:01:02

    Oi Alessandra, prazer sou marildo cordeiro moro em presidente kennedy- ES , estava pensando em fazer um investimento na area do quiabo, vc acha que seria um bom negocio? me manda algumas ideias.
    Desde Então ja lhe agradeço.até mais.

    Responder

  19. marildo cordeiro
    dez 01, 2011 @ 14:57:16

    Oi Alessandra, prazer sou marildo cordeiro e estou pensando em fazer um investimento na area do quiabo, vc acha que seria um bom negocio aqui no espirito santo, me passa algumas ideias.
    Desde Então ja lhe agradeço. até mais

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      dez 05, 2011 @ 21:02:24

      Olá Marildo, muito obrigada por visitar o site….
      Normalmente para iniciar qualquer plantio, o senhor tem que ficar atento as analises de solo, para o senhor poder fazer corretamente uma correção do solo; verificar se sua área já teve outras plantações (verificar o histórico) para que o senhor tenha que tomar de decisão correta, para as doenções que já ocorreram na área, a pluviosidade da área, uma avaliação de nematoides. Enfim são decisões funcamentais, junto ao quanto o senhor pode gastar na sua área.
      Com esses conhecimentos o senhor poderá sempre ficar a frente dos problemas, pois se o senhor tem um conhecimento da pluviosidade (chuva) da sua região o senhor terá todos os cuidados que a planta necessita. Um solo bem adubado lhe trará uma ótima produção. O controle de doença ou de praga não lhe trará dor de cabeça depois. A cultivo do quiabo exige condições de solo, clima, nutrição, tratos culturais e sistema de cultivo que estejam à altura do objetivo a ser alcançado.
      A produção de quiabo desenvolve-se melhor em regiões de climas quentes, podendo também ser cultivada em regiões de clima ameno. Regiões que apresentam temperaturas muito baixas são inviáveis para a cultura porque o frio ocasiona o abortamento (queda) dos frutos jovens, provocando grandes reduções na produção.
      O plantio é feito geralmente em semeadura direta disposta em sulcos ou em covas, onde os sulcos podem ser feitos com sulcadeiras ou manualmente e as covas com o uso de chibancas.
      É uma planta bastante rústica a cultura exige poucos tratos culturais, porém faça o desbaste das plantinhas no caso da
      semeadura direta ao atingirem 15 a 20 cm de altura, deixando de 1 a 2 por vez; e o controle das plantas invasoras que é efetuado mediante técnicas mecânicas ou manuais.
      Cuidado com as anomalias fisiológicas, as mais comuns observadas na cultura são as quedas de flores e frutos novos que podem ser ocasionadas pelo frio rigoroso, além do aspecto enegrecido que alguns frutos podem apresentar caso sofram injúrias durante a colheita.
      O ponto de colheita é definido através da análise dos frutos, que devem ter aspecto tenro e suas pontas podem ser
      quebradas com facilidade. Recomenda que a colheita seja realizada obedecendo-se intervalos de dois dias quando no início do procedimento e de três em três dias no final do período produtivo.
      A época de colheita varia de acordo com a época de semeadura e com a cultivar utilizada. Dessa forma, cultivares
      nacionais plantadas nas estações primavera-verão iniciam seu período produtivo em torno de 60-75 dias após a semeadura; e as cultivares plantadas nas estações outono-inverno produzem aos 85-100 dias após o plantio.

      Acredito que algumas dessas dicas ajudem o senhor com seu plantio, e espero que dê tudo certo. Para qualquer outra duvida o site encontra-se a sua disposição.
      Mas recomendo que procure uma casa agropecuaria, normalmente as cidades tem um estabelicimento de vendas agricolas, como por exemplo vendas de insumos (adubos, sementes, …) e tal local tem agronomo para auxiliar os produtores.

      Muito obrigada
      Atenciosamente
      Alessandra

      Responder

  20. Osvaldo Amorim Junior
    nov 23, 2010 @ 11:07:39

    Bom dia

    Gostei muito do jornal ,espero que comtinuem ,pois precisamos muito de informações referentes à agricultura.

    Quanto a cultura do quiabo, tenho duvidas quanto ao tratos fitossanitários durante o périodo de coheita,gostaria de ser orientado

    de já agradeço

    Responder

  21. Victor Quesada Rodrigues
    ago 24, 2010 @ 12:20:11

    Sou agricultor e gostei do Site, parabéns !
    Vou aprender muito aqui, quero viver atualizado …

    Saudações !

    Victor

    Responder

  22. manoel geraldo resende de oliveira
    jul 25, 2010 @ 20:05:54

    gostaria de saber mais sobre adubação e controle de doenças e semente de boa qualidade para lavoura de abóbora canhaõ gigante, pois na minha propriedade estou tendo muito problema.Obrigado

    Responder

  23. cassiano michelon
    jun 14, 2010 @ 20:40:39

    queria receber notificações se possivel para eu me informar melhor sobre nutrientes das plantas.desde já agradeço

    Responder

  24. Antonia Cássia
    maio 18, 2010 @ 09:46:41

    Adorei as informações contidas no site, sou estudante de Engenharia Agronômica, me ajudo bastante, em um seminario de Nutriçõa Mineral de Plantas.
    Parabéns pela iniciativa.

    Responder

  25. Helder
    mar 22, 2010 @ 12:35:15

    Muito boa a materia sobre produção de quiabo.

    sou produtor de quiabo, planto 1,5 hectares há tres anos, no mesmo local, minha lavoura esta infestada de nematóides, não estou conseguindo produzir mais, tem algum inseticidada para controlar nematoides, o que devo fazer?

    Responder

  26. Henerzito Morais
    jan 26, 2010 @ 22:27:09

    Gostaria de receber este jornal em meu e-mail é possível? Muito obrigados
    li uma matéria sobre o plantio de quibo e achei muito boa a matéria

    Responder

  27. Marcelo Bezerra Ferreira
    jan 06, 2010 @ 10:58:26

    Gosaria deparbeniza este site por da estas informações na area agricola, Gostaria de receber estas informações o meu mail

    Responder

  28. regina
    jun 05, 2009 @ 19:36:21

    informacoes sobre exportadores de soja

    Responder

  29. Ilson Antunes Auzier
    abr 02, 2009 @ 20:10:12

    Gostaria de receber por imeio as edições do jornal Agricola.

    Responder

  30. alessandro rodrigues tosta
    nov 08, 2008 @ 15:10:26

    oi desejo recembre informação sombre repolho obrigando.

    Responder

  31. LUIZ ANTONIO DUARTE
    jul 09, 2008 @ 11:21:41

    QUERO SABER INFORMAÇÕES PARA ANUNCIAR NO JORNAL.

    Responder

  32. Gabriela Ghizi
    abr 23, 2008 @ 10:48:08

    Olá, se eu enviar um realise sobre o material que nossa empresa (DB Frutas) produz, que são embalagens para a fruticultura, teria a possibilidade de sair matéria?

    Responder

  33. José Carlos de Oliveira
    abr 19, 2008 @ 08:52:34

    Olá bom dia!
    Gostaria de divulgar meu site: http://www.cafecomqualidade.com.
    Agradecido,
    José Carlos

    Responder

  34. José Carlos de Oliveira
    abr 19, 2008 @ 08:46:30

    Olá bom dia!
    Gostaria de divulgar meu site ainda em cnstrução: http://www.cafecomqualidade.com.
    Abraços,
    José Carlos

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: