Informação


O site teve início em 2007 com um projeto de extensão, na época era uma graduanda de engenharia agronômica. Atualmente faço doutorado em Agronomia. Meu nome é Alessandra C. Oliveira, não  tenho todas as respostas e nem sou a dona da verdade, mas colocarei minha idéias de forma mais clara possível para que vocês entendam melhor e mais fácil.

OBRIGADA.

Anúncios

31 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Margarida rabelo
    jan 24, 2014 @ 00:49:35

    Boa noite Alessandra.. Moro no Texasn USA. Gosto muito, mas muito mesmo de Jiló. Fiqureinalguns ano sem ir ao Brasil, e sinceramente, senti muita falta de jiló. Enfim, moro na região de Houston, mas tb posso plantar próximo a região de Austin. Gostaria de saber se e possível obter algum resultado e onde poderia encontrar a semente e a época e forma adequada parabplantar. Como você pode observar, só tenho mesmo vontade de ter jiló…. Muito obrigada e um grande abraço.

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      maio 03, 2014 @ 15:45:12

      Para conseguir sementes, vc pode retirar do jiló (se conseguir encontrar um), quando ele estiver vermelhinho. Ou procurar alguma empresa que venda produtos agronômicos. Ou algum familiar seu mandar alguns saquinhos com sementes de jiló, aqui encontra até supermercados!
      Vc poderá plantar em vaso caso não tenha espaço. O jiló gosta de calor e sol para completar o seu ciclo!!! Algumas pessoas descreveram experiências em respostas com plantio de jiló morando fora do Brasil.
      Obrigada 🙂

      Responder

  2. Emilia Ferrari
    nov 01, 2013 @ 23:25:24

    Tenho uma pequena área, mas é possivel aproveitá-la, tenho um grande sonho de cultivar rosas ou crisântemos em estufa, moro no interior de São Paulo, cidade de Boa Esperança do Sul, região de Ribeirão Preto, gostaria de saber da Dra. se há possibilidade de tentar realizar meu sonho, por gentiliza gostaria de receber algumas orientações. Grata, ficarei no aguardo de uma resposta, um abraço.

    Responder

  3. Reginele
    ago 30, 2013 @ 20:19:07

    Alessandra C. Oliveira, gostei muito desse site parabéns pelo trabalho, será muito útil pra nos.OBRIGADA!!!

    Responder

  4. eliete zequini moço
    ago 29, 2013 @ 08:50:23

    como estar a situação economica do jiló no mundo no brasil e no estado do espirito santo

    Responder

  5. jose rocha
    ago 27, 2013 @ 11:39:59

    ola bom dia gostaria de saber se vocês tem semente ou muda de Maracugina gigante

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      ago 27, 2013 @ 20:11:37

      Olá….
      Não trabalhamos com vendas de produtos …
      Mas precisando de alguma informação ou ajuda … está ai para ajudar ..
      Obrigada e volte sempre 😀

      Responder

  6. J nilson felizardo
    jul 06, 2013 @ 21:47:33

    Boa noite vou aguardar.

    Responder

  7. Nivaldo Borges
    jun 30, 2013 @ 10:16:32

    Parabéns Alessandra pela orientação.

    Responder

  8. Antonio Carlos Martins (toninho)
    maio 04, 2013 @ 11:52:24

    Ale\ estou querendo começar uma hortaliça para comercealizar verduras o clima aqui em minas gerais é muito quente e a terra é muito arenoza (mas temos muita agua) por onde eu tenho que começar
    Um grande abraço toninho

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      maio 05, 2013 @ 11:27:50

      Olá….
      Uma solução para o clima muito quente associado ao solo arenoso é a adoção do cultivo protegido, em estufa, e fertilização do solo com materiais orgânicos como o lodo de usina de cana-de-açúcar, esterco de curral e humus de minhoca. Com o cultivo protegido, em pequenas áreas, é possível “construir” o solo mais favorável e produzir durante todo o ano.

      Um solo arenoso não é normalmente considerado adequado para o cultivo de hortaliças e frutas. No entanto, utilizando técnicas simples de plantação, poderá cultivar com sucesso várias hortaliças e frutos em areia. São apenas cuidados e dedicação. Segue um link para que o senhor estude com calma algumas caracteristicas das culturas: http://www.ceasa.gov.br/dados/publicacao/Catalogo%20hortalicas.pdf
      Uma técnica: é a quantidade de adubo moderada, não pode fertilizar muito. Usa-se pouco adubo, porque se usar muito adubo, os produtos não vão sobreviver, os produtos vão morrer. Outro problema é a lixiviação dos adubos, pois vc terá que fazer a irrigação com mais frequencia que em solos argilosos. Outra técnica: cuidado com o vento forte pode fazer a areia voar, enterrando, assim, as plantações, o que pode-se ser feito é plantar gramas resistentes ou fazer barreira. Outra: tente usar esterco, ajuda com a materia organica do solo.

      Solos arenosos são aqueles que apresentam menos de 15% de argila. Estes solos possuem uma maior proporção de areia (70%), por isso secam mais rapidamente porque são porosos e permeáveis. Os espaços (poros) entre os grãos são maiores o que possibilita a passagem da água com mais facilidade entre eles e alcançando profundidades maiores. E nesta movimentação da água para as camadas mais profundas, ela carrega junto os nutrientes essenciais às plantas (http://agronomiacomgismonti.blogspot.com.br/2011/05/os-solos-arenosos.html).
      Lembre-se: água, todos precisamos de água para sobreviver, e em solo arenoso a sua irrigação é curta e mais frequencia. Segue um link de uma apostila de irrigação caso tenha interesse: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA4MAAG/apostila-irrigacao

      Obrigada e volte sempre que precisar 🙂

      Responder

  9. grasiani ferreira andrade
    fev 26, 2013 @ 14:53:43

    Gostaria de saber comofazer meu pe de jilo da flores mas cai .

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      mar 03, 2013 @ 18:08:20

      Olá…
      É um pouco complicado e pode ter varias respostas… vou colocar algumas situações … tente se identificar com alguma …. OK!
      Geralmente, queda de frutos pode está relacionado com temperaturas altas e/ou baixas; deficiência nutricional principalmente fosforo e no caso de espécies alógamas polinização deficiente.
      Cuidado nas adubações, você está colocar a cada 15 dias uma formulação que tem apenas NPK, a planta também necessita de outro nutrientes como Ca, Mg e micronutrientes.É importante observar a quantidade. Se você tiver disponível esterco curtido, coloque um pouco. As chuvas em excesso também pode provocar queda de flores e frutos.
      A ocorrência de anomalias fisiológicas é pouco comum na cultura do jiló, com exceção de cultivos submetidos a baixas temperaturas (durante
      o inverno, por exemplo), onde pode ocorrer a queda de flores e frutinhos.
      Espero que tenha ajudado …
      Volte sempre que precisar..
      Obrigada
      🙂

      Responder

  10. marcos
    abr 18, 2012 @ 20:10:09

    como posso combater essas pragas são pugães

    Responder

  11. jenaina
    mar 15, 2012 @ 10:32:25

    meu pai tem uma lavoura de berinjela e jilo as duas estao com a doença do bigato como tratar /????/

    Responder

    • Alessandra C. Oliveira
      mar 18, 2012 @ 21:09:27

      Olá,
      Jenaima, vc poderia dar algumas caracteristicas, alguns detalhes da praga. É que apenas com essa descrição fica dificil, mas vou tentar. Vou colocar a baixo algumas pragas e com algumas caracteristicas e vc me ajuda a idenficar qual está na sua plantação. Certo?! Estou adicionando um link para ajudar vc e assim vc conhece a sua praga e me ajuda a dizer qual é: http://docsagencia.cnptia.embrapa.br/agriculturaMeioAmbiente/CONTROLE_BIOLOGICO_DE_PRAGAS.pdf

      – LAGARTAS – Perfuram as folhas das hortaliças para se alimentar. As mais agressivas como a lagarta mandarová, quando aparecem na horta, destroem completamente a folhagem. Há outras como a lagarta-rosca que cortam o caule das mudinhas e estas assim atacadas, ficam impedidas de crescer. Outras lagartas conhecidas como “brocas” perfuram e penetram em frutos como tomate, berinjela, pepino e abobrinha. Uma vez que as brocas penetram nos frutos ficam difíceis de serem controladas e os frutos atacados ficam inutilizados.
      – MINADORES – São pequenas lagartas ou larvas de moscas (cerca de 1 cm de comprimento) que abrem canais (minas) nas folhas, que quando muito atacadas secam e caem.

      – Agrotis spp, “lagarta-rosca”, tem o hábito típico que têm de se enroscarem quando tocadas.
      – S. frugiperda apresentam comportamento semelhante ( de se enrolar quando tocadas), principalmente durante a época mais seca do ano.
      – As larvas, após a eclosão, alimentam-se raspando as folhas, e à medida que aumentam de tamanho, passam a cortar as plantas próximo à superfície do solo. Geralmente a presença de lagarta-rosca só é detectada quando se verificam plantas cortadas. Para o controle químico, as pulverizações devem ser feitas preferencialmente no período da tarde, e dirigidas à base das plantas porque as larvas se escondem no solo durante o dia e saem a noite para se alimentar. Produtos à base de Trichlorfon e Carbaryl controlam a Agrotis, Spodoptera.

      Espero que isso ajude…

      Obrigada

      Responder

  12. luiz carlos
    fev 26, 2012 @ 15:26:01

    BOA TARDE EM QUE MES SE PLANTA O QUIABO.GRATO.

    Responder

  13. E.LEMOS
    ago 19, 2011 @ 11:16:52

    PARABENS !!!
    GOSTEI MUITO DESTA PAGINA…CONTINUE ASSIM.
    COM CERTEZA ESTARA AUMENTANDO INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSAS CULTURAS.
    E.LEMOS

    Responder

  14. David
    abr 11, 2011 @ 11:00:25

    Ola amigos estou afim de produzir quiabo em minha chacara estou com espaço de plantio de 12 mil metros a terra nunca foi plantada nada o que preciso fazer primeiro ..qual é a melhor cemente para o quiabo no mercado estou pensando em vender quiabo…..gostaria de uma resumo desde o começo o que preciso fazer no solo ate o plantio ……obrigado David Roberto Carneiro

    Responder

  15. Mara ou Wanderley
    mar 03, 2011 @ 23:38:40

    meu marido plantou UM ALQUER de quiabo, e ele anda muito preoculpado com essas chuvas, pois falaram pra ele que pro quiabo nao faz bem, eu gostaria de saber de voce se isto e verdade, por favor me responda. pra que eu possa tira as duvidas do meu marido em relaçao a lavoura de quiabo, pois e a primeira vez que ele planta

    muito obrigada
    Mara e Wanderley

    Responder

  16. calixto miranda
    mar 22, 2010 @ 21:15:43

    falta colocar fotos das pragas e cintoma das doenças…….

    Responder

  17. Edler Araújo Silva
    jan 20, 2010 @ 12:55:19

    Gostaria de saber como fazer uma adubação não muito caro e bem feita para a cultura de abobora, e quais são os principais cuidados a ser tomadas sobre pragas e doenças.

    Edler.

    Responder

  18. Rafael Lacerda Cobra
    out 27, 2009 @ 10:04:34

    Sou uma pesquisador do Instituto Federal de Educaçao, Ciencia e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes, e como faço para publicar resumos de trabalhos que desenvolvo aqui.

    Responder

  19. vanderlei pereira da silva
    jun 16, 2009 @ 21:34:45

    como dever irrigado o quiabo se muito agua pode mata . um dia sim um dia não ou todos os dias deve rigar o quiabo .

    muito obrigado pela a informação .

    Responder

  20. joanice silva santos
    jun 04, 2008 @ 19:46:06

    eu gostaria de saber os nomes :vulgar e cientificos das frutas e verduras q eu vou cita:abobora moranga,cacau,lintilhar,soja,grão de bico,pinhae ginipapo

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: