2 comentários em “noni”

  1. EU GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA.SE TIRAR O NONI DE DEIVEZ ELE MODURA RAPIDO?PORQUE EU TENHO ALGUNS PÉS AQU
    I?

    1. O fruto do noni é de formato ovalado, suculento e apresenta várias sementes por fruto. A casca do fruto é uma película fina, facilmente retirada, quando o fruto está maduro. Quando verde, tem coloração da casca verde, e quando de vez, a cor da casca torna-se amarela esbranquiçada. Considerando a polpa, ocorre mudança de coloração, passando da cor branca para a amarela, à medida que o fruto amadurece. Também é perceptível um aroma forte característico nos frutos maduros.
      Os frutos podem ser colhidos em diferentes estádios de maturação e continuam a amadurecer, a menos que medidas sejam tomadas para retardar o amadurecimento. Assim, o noni é um fruto climatérico, pode ser colhido verde sem afetar a continuidade da maturação fisiológica.
      Para atingir níveis elevados de produção, fazse necessário um programa de adubação para suprir as necessidades das plantas em  N, P, K, Ca, Mg e S entre os
      macronutrientes e Fe entre os micronutrientes. Fontes de matéria orgânica disponível nos trópicos que incluem esterco bovino e compostagem, nas plantas jovens se m frutificação pode ser utilizada uma fertilização das fórmulas comerciais 14 14 14 ou 16 16 16. Plantas em frutificação aplicam-se 10 20 20 para estimular a floração e produção, e as plantas de noni em todas as idades respondem a aplicações de fertilizantes foliares 10 45 10 com maior concentração de fósforo.
      Na natureza as árvores de noni podem alcançar uma altura de aproximadamente 7 metros, então se sugere aos cultivadores cortar os ramos verticais das plantas maduras para facilitar a colheita de fruta.
      A produção de fruta pode diminuir algo durante os meses de inverno. Um campo dado de noni normalmente é colhido de 2-3 vezes por mês.
      Segue dois links interessantes sobre o Noni:
      http://frutasefloresexoticas.blogspot.com.br/2007/10/origem-e-caractersticas-origem-planta.html

      Clique para acessar o antoniacorreia.pdf

      Obrigada e volte sempre que precisar
      🙂

Deixe um comentário