Horta: época e compostagem

Plantio de hortaliça

Escolha do Local: Bem ensolarado e com pouca declividade. O solo deverá ser limpo com a retirada de lixo e pedras. O solo deverá ser afofado, colocado calcário e colocado adubo orgânico ou químico. O adubo orgânico é todo material que se decompõe com o passar do tempo. (cascas de frutas, legumes, folhas, etc.). Pode-se montar uma compostagem que consiste em misturar estes materiais orgânicos com esterco de vaca. Com o passar do tempo todo este material se decompõe transformando em um excelente adubo para as plantas.  Os tratos culturais devem ser observados: Irrigação periódica, limpeza de erva daninha, escarificação do solo e desbaste, amontoa, desbrota (Couve).

horta caseira

horta vertical

Época

Compostagem

Como funciona a compostagem?

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

Qual a vantagem deste processo?

Dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.

O que é uma composteira?

É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim. Para saber como funciona uma composteira clique no link ao lado!

Faça uma composteira

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Dean Martins
    dez 11, 2011 @ 09:35:18

    Excelente a matéria sobre como fazer uma composteira, eu já fazia, mas sem uma técnica adequada.
    Muito obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: