Nitrogênio (N)

O nitrogênio é, em geral, o elemento que as plantas necessitam em maior quantidade. Na sua maior proporção é absorvido pelas raízes na forma de nitrato: depois do processo de “digestão”, melhor chamado de “mineralização” o nitrogênio orgânico é transformado no nitrato que as raízes absorvem.

Dentro da planta o nitrogênio faz parte de muitos compostos, principalmente de “proteínas” as quais foram batizadas, por sua importância como a “base física da vida”.

O efeito externo do nitrogênio mais visível é a vegetação verde e abundante devido à alta concentração de clorofila. Como exemplo o pé de milho que vai possuir colmos fortes e grossos, folhas largas e espigas bem grandes.

A deficiência do nitrogênio faz com que apareça clorose (amarelecimento) das folhas, pela diminuição de clorofila, inicialmente nas folhas velhas, e então aparece nas jovens, à medida que a deficiência torna-se mais severa; outros sintomas podem ser diagnosticados pelo crescimento lento, plantas atarracadas, baixo perfilhamento (em gramíneas), maturação precoce (algodão) e menor numero de folhas por planta.

O excesso de nitrogênio é, porém, prejudicial: o arroz e o milho podem acamar-se tombando sobre o chão; o cafeeiro mostra atraso na maturação dos frutos e a qualidade da bebida pode ficar prejudicada; a cana-de-açúcar vegeta demasiadamente e cai o seu teor de açúcar.

A dose de nitrogênio fornecida a cultura deve, pois, ser bem equilibrada em relação à quantidade dos outros elementos, principalmente fósforo e potássio, de que a planta necessita. 

Os principais adubos nitrogenados são:

·         Nitrato de potássioKNO3,  possui 22% de N. ·         Nitrato de amônio

NH4NO3, possui 33% de N, a metade na forma nítrica e a metade na forma amoniacal.

·         Nitrato de sódio

NaNO3, possui 16% de N.

·         Nitrato de cálcio

Ca(NO3)2, possui 15,5% de N.

·         Sulfato de amônio(NH4)2SO4, possui 20% de N amoniacal prontamente solúvel em água.·         Uréia

(NH2)2CO, possui 45% de N.

Exemplo: Quando dizemos que o Nitrato de sódio possui 16% de N, queremos dizer que em cada 100 kg de fertilizante estão contidos 16 kg de elemento (N).

 

                                            Deficiencia de Nitrogênio      Deficiencia de N

Anúncios

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: