Fósforo (P)

Você sabia que, em solos tropicais, cerca de 70 a até 80% do fósforo utilizado na adubação não é aproveitado pela planta? Isso explica porque mesmo sendo o macronutriente menos exigido pela maioria das culturas é um dos mais utilizados na adubação.Esse fenômeno da perda do fósforo na adubação é comumente conhecido como “fixação”, que são reações de ligação do fósforo com alguns componentes do solo, de maneira muito rápida e cuja força de atração faz com que o fósforo retorne muito lentamente para a solução do solo, abaixo da velocidade demandada pelas plantas.

Sabendo da existência da “fixação”, o que nos resta é conviver com ela, tomando algumas medidas que minimizem seu efeito, como a calagem, adoção do Sistema Plantio Direto e utilização de fontes de fósforo com solubilidade gradual.
     Solos tropicais apresentam alta capacidade de “fixação” por possuírem elevados teores de ferro, alumínio, manganês e cargas positivas que vão reter fortemente o fósforo.

O fósforo atua na fotossíntese, respiração e transferência de energia, divisão celular, crescimento das células e em vários outros processos da planta. Além de promover a formação e crescimento prematuro das raízes, o fósforo melhora a qualidade de muitas frutas e verduras, sendo vital para a formação de sementes e maturação de frutos, ele também auxilia as raízes e plântulas a se desenvolverem mais rapidamente, aumenta a resistência ao frio, stress hídrico, doenças.

A falta de fósforo no solo ou na adubação se reflete em primeiro lugar na diminuição das colheitas. Quando as reservas diminuem ainda mais, não sendo refeitas através de fertilizantes fosfatados a planta começa a mostrar “sintoma de deficiência” que são: folhas velhas de cor verde-azulada, tonalidade roxa na planta, falta de desenvolvimento, menor perfilhamento de grãos, entre outros.

Os principais adubos fosfatados são:

·         Superfosfato simples

18% de P2O5, 18% a 20% de Ca, 10% a 12% de S.

·         Superfosfato triplo

41% de P2O5 e 12% a 14% de Ca.

 

              Deficiencia de P    Deficiencia de P     

Anúncios

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: