O CULTIVO DO NONI (MORINDA CRITRIFOLIA)

Noni

O que é:

Esses são alguns dos nomes que o N O N I recebe nas ilhas do Pacífico, Austrália e alguns países do sudeste asiático. Pina de puerco, bumbo, kura, lada, nonu atoni, nano, nenu. Para os cientistas de todo o mundo, é Morinda citrifolia. Semelhante à fruta-do-conde, quando maduro tem miolo branco, muitas sementes que lembram as da romã e casca amarelo-esbranquiçada.

Brotam e se desenvolvem também em florestas, manguezais e até nos buracos do asfalto e acostamento das estradas. Cerca de 6 MESES após a germinação da semente, o arbusto produz frutos que podem ser colhidos durante todo o ano.

Mecanismo de ação: Possíveis atividades antioxidadante, anti-angiogênica e antitumoral.

Benefícios:

- A presença de ômega 6 e óxido nítrico dilataria os vasos, melhorando a oxigenação e, consequentemente, a memória.

- Especialistas dizem que a fruta contém betacaroteno, precursor da vitamina A, e acubina, que agrega propriedades antibióticas.

- Possui escopoletina, substância antibacteriana, antifúngica e antiinflamatória, que também ajuda a dilatar os vasos sangüíneos — o que faria baixar a pressão arterial.

- A fruta é rica em vitamina C.

Noni tem sido relatada a ter uma gama de benefícios de saúde para resfriados, câncer, diabetes, asma, hipertensão, dor, infecção de pele, pressão arterial alta, depressão mental, aterosclerose e artrite.

Ao contrário de todas as frutas que são melhores quando consumidas frescas e com casca, essa não é muito palatável ao natural. “Parece fruta do conde, mas não tem nada de doce. O gosto é muito ruim e o cheiro não é dos mais convidativos”, garante o nutricionista vegetariano George Guimarães, de São Paulo, que teve oportunidade de prová-la. Quanto ao suco, este vem misturado com sucos de cranberry (ou de blueberry) e de uva, e, segundo o especialista, tem um sabor curioso.

 Precauções:

- Pós-operatório

- Nefropatas

- Diabéticos

- Pacientes em tratamento oncológico (radioterapia e/ou quimioterapia)

- Gravidez e lactação

Em contrapartida, há relatos de algumas reações adversas associadas ao seu consumo. O suco de noni pode ocasionar elevação das enzimas hepáticas (lactato desidrogenase e transaminases), diminuir o trânsito gastrintestinal (interagindo com medicações que são usadas por via oral), potencializar o efeito dos antiinflamatórios e impedir o crescimento de novos vasos sanguíneos, devendo ser usado com cautela em pacientes com lesões e no pós-operatório. Alguns produtos de noni contêm alto teor de açúcar e de potássio, o que pode ser potencialmente prejudicial em diabéticos e doentes com comprometimento da função renal. Além disso, por conta do seu efeito antioxidante, o noni pode interagir com a radiação ionizante e os quimioterápicos, estando contra-indicado em pacientes em quimioterapia ou radioterapia.

Como produzir

Características:

É um arbusto com altura que pode variar de 3 m a 6 m, com folhas grandes e perenes, elípticas e de coloração verde escura. As flores são pequenas, brancas e os frutos, de forte odor, são ovais, com muitas sementes, chegando a pesar 800 g.

A cada parte da planta de noni é atribuída uma diferente propriedade medicinal. A casca tem propriedade adstringente e é utilizada no tratamento contra malária; as folhas são usadas como analgésico e no tratamento de inflamações externas; as flores são empregadas no tratamento de inflamações oculares; o extrato das raízes reduz a pressão sanguínea; as sementes são utilizadas como laxante; e os frutos, que possuem a mais ampla utilização, são usados como antibactericida, analgésico, anticongestivo, antioxidante, expectorante, anti-inflamatório, adstringente, emoliente, emenagogo, laxativo, analgésico, hipotensor, purificador do sangue, imunoestimulante e tônico.

Flores

 Produção de mudas:

A propagação sexuada, aquela que utiliza a semente, é o método que tem sido utilizado para a propaga­ção de noni. Para a seleção de plantas matrizes fornecedoras de sementes, a preferência é dada às plantas com bom aspecto fitossanitário, ou seja, livres de doenças ou pragas, boa produção de frutos e frutos com bom tamanho e peso.

Os frutos, quando fisiologicamente maduros encon­tram-se no ponto ideal para retirada das sementes. Contudo, a colheita é realizada quando os frutos ainda estão com a polpa firme (“de vez”), o que dificulta a extração das sementes, sendo necessá­rio aguardar a completa maturação por um período de três a quatro dias, para a retirada das sementes.

As sementes são obtidas após a extração da polpa. Para isso, os frutos são macerados mecanicamente, utilizando-se uma peneira e água corrente para a retirada de toda a polpa. Em seguida, as sementes são colocadas para secar sobre papel jornal, em local som­breado e com boa ventilação, por um período de três a quatro dias, ficando com um teor de umidade em torno de 9%. Recomenda-se a utilização das sementes com, no máximo, um mês após a secagem, quando a ger­minação ainda está acima de 60%.

O tratamento pré-germinativo que mais favorece a emergência das plântulas foi a imersão em água à temperatura ambiente por 24 horas.

Fruto verde

Fruto Maduro

Polpa e Sementes

Semeadura:

A semeadura foi feita diretamente em sacos pretos de polietileno, nas dimensões de 15 cm de largura e 28 cm de comprimento, sanfonados e com furos. Devem ser colocadas duas sementes por saco, na profundidade de 0,5 cm.

O substrato indicado para se obtiver plantas vigoro­sas é a mistura de esterco de gado (curtido) com casca de arroz “queimada” e solo esterilizado, nas proporções de 1:1:1, respectivamente. Para cada 20 L desta mistura, acrescentar 500 g da formula­ção 4:14:8 (NPK). Caso essa formulação não esteja disponível, é recomendável a utilização de 45 g de uréia, 390 g de superfosfato simples e 67 g de clo­reto de potássio, também para 20 L da mistura.

A germinação terá início 30 dias após a semeadura, com 70% das geminações ocorrendo até os 60 dias, podendo se estender até mais de 120 dias após a semeadura. Após a germinação, deve ser eliminada em cada saco a plântula com menor vigor. Quando se deseja uniformidade das mudas, recomenda-se descar­tar as que se formaram após 60 dias. A irrigação foi realizada diariamente, mantendo-se o substrato úmido, no viveiro. Até três dias antes do transplantio para o campo, quando, então, foi realizada apenas uma única irrigação por dia.

Mudas

Seleção de local:

Selecione um local com sol total ou parcial, com terra bem arejada, bem drenada. Evite terras pesadas, áreas compactas, e locais inundados. Prepare um buraco do tamanho do vaso e transplante cuidadosamente. É uma espécie que se adapta muito bem às regiões costeiras, desde o nível do mar até 400 m de altitude. É tolerante a solos salinos e condições de seca.

Transplantio:

O transplantio das mudas de noni para local definitivo deverá ocorrer entre 60 e 70 dias após a semeadura, quando apresentaram de quatro a seis pares de folhas definitivas.

Mudas

 

Espaçamento:

Pode se plantar ate 700 plantas por hectare, usando espaçamento de 3 ou 4 metros por pé. Densidades mais altas de plantio (espaçamento mais próximo das plantas) podem abrir a porta a problemas de doença.  É uma espécie considerada resistente a estresses bióticos e abióticos e de boa longevidade. Quando se desenvolve exposta ao sol e sem a presença de ventos frios, dificilmente é infectada por doenças ou atacada por insetos.

 

Solos:

O Noni é uma planta rara, porque pode tolerar e pode prosperar num vasto leque de terras e condições. Na verdade ele cresce sob quase qualquer condição de terra em altitudes baixas.


Poda

Plantas jovens com menos de 3 anos podem ser podadas severamente depois ou durante sua primeira produção de fruta. Nos seguintes anos, as copas das plantas podadas se tornarão densas. Na natureza as árvores de noni podem alcançar uma altura de aproximadamente 7 metros, então se sugere aos cultivadores cortar os ramos verticais das plantas maduras para facilitar a colheita de fruta.

 

Nutrição e fertilizante

A quantia de nutrientes e a frequência de aplicações de fertilizante necessário por noni dependem da terra e chuva. As árvores de Noni crescendo nas florestas normalmente são saudáveis sem o benefício de qualquer fertilizante artificial. Em geral, no entanto, se o objetivo do cultivo é a produção intensiva de fruta (num cenário agrícola), um programa de fertilização é recomendado.

O noni produzirá melhor com aplicações relativamente frequentes de quantias pequenas de fertilizante. O Noni é sal-tolerante, e também tolera níveis altos de sais de fertilizante na zona de raiz sem estrago ou queimadura à planta.

A estratégia para fornecer nutrientes ao noni é semelhante ao que é feito com qualquer outra fruta, como os cítricos ou o café. Plantas jovens de noni ainda sem frutificar são encorajadas a produzir um crescimento acelerado com fertilizantes equilibrados tal como 14-14-14. A medida que as plantas amadurecem (plantas já florescendo/frutificando) são encorajadas a produzir muitas frutas grandes com a aplicação de fertilizantes de alto conteúdo de fósforo, tal como 10-20-20 ou 1-45-10.

O fertilizante deve ser aplicado longe do tronco da árvore, na “linha de gotejamento” da planta, na borda da área coberta pela copa.

As plantas de Noni de todas idades respondem bem também a fertilizantes de uso foliar. A flor de Noni e produção de fruta são muito beneficiadas com a micro aspersão de fertilizante foliar com alto conteúdo de fósforo, nitrogênio e micro elementos.

 Irrigação

O Noni prospera sem irrigação artificial e pode sobreviver períodos estendidos de seca uma vez estabelecido. Quando as plantas são menores de 2-3 anos, é bom irrigá-las uma vez ou mais por semana, com as plantas já mais velhas, irrigá-las menos freqüentemente.

Colheita

O noni frutifica o ano todo, embora haja tendências cíclicas na quantia da produção de fruta que podem ser afetada ou pode ser modificado pelo tempo e por fertilizante e irrigação. A produção de fruta pode diminuir algo durante os meses de inverno. Um campo dado de noni normalmente é colhido de 2-3 vezes por mês.

Mês Produção*
0-9 Mudas em Estuda, sem produção
9 Transplante ao campo, sem produção
12-24 (ano 1) 1 kilo de frutas x planta x mês (i.e., 12 kg x ano)
24-36 (ano 2) 2 kilos de frutas x planta x mês (i.e., 24 kgsx planta x ano )
36-48 (ano 3) 4 kilos de frutas x planta x mês (i.e., 48 kgs x planta x ano)
48-60 (ano 4) 7.5 kilos de frutas x planta x mês (i.e., 90 kgs x planta x ano )
60-72 (ano 5) 10 kilos de frutas x planta x mês (i.e., 120 kgs x planta x ano)

*Dados de produção realísticos baseados num correto manejo do cultivo. Os rendimentos podem variar.

Tratos Culturais

Quando as mudas estiverem com 6 folhas e com aproximadamente 15 cm de altura pode ser  transplantando sacos ,  baldes , latas de 10 a 18  litros.
Quando for fazer o plantio a campo elabore uma cova de 60×60 colocando cinza, bastante matéria orgânica misturando sobre a terra após fazer o plantio da muda.

Deve ter acompanhamento sobre as mudas observando se pragas como pulgão e outras podem atacar as mudas. Acontecendo isto deve elaboração de tratamento com produtos não tóxico.

As mudas devem ser molhadas no inicio do plantio três vezes por semana. Após 45 que as mudas já estiverem plantadas deve ser usada adubação 14x14x8 com medidas das pequenas de 15 gramas em volta da mudas. Para fazer a adubação as mudas devem antes ser molhadas.

No iníco deve-se mantê-lo à sombra por pelo 3 meses, na época de frio deve-se manter ao sol pleno, e depois de atingir 1 metro sempre manter ao sol.

Adubar preferencialmente com adubo orgânico.

Lembretes:

As sementes de noni necessitam de calor e boa luminosidade para germinar, mais não suporta sol direto, portanto coloque em local adequado.
Ao transplantá-las transplante com torrão não toque nas raízes, as sementes germinação no prazo de 60 dias com índice de 50% de germinação.

Quando as mudas estiverem com 6 folhas e com aproximadamente 15 cm de altura pode ser transplantando para sacos de muda, jarros, baldes.
Quando for fazer o plantio a campo elabore uma cova de 60×60 colocando cinza, bastante matéria orgânica misturando sobre a terra após fazer o plantio da muda.

As mudas devem ser molhadas no inicio do plantio três vezes por semana em clima úmido na fase de desenvolvimento, em regiões de clima seco devem ser irrigadas diariamente no início do plantio mais.

Após 45 que as mudas já estiverem plantadas deve ser usada adubação 14x14x8 com medidas das pequenas de 15 gramas em volta da mudas. Para fazer a adubação as mudas devem antes ser molhadas.

Fontes:

Comunicado Técnico – Embrapa – Produção de mudas Noni (2010)

http://cultivandononi.8m.com/index_1.html

About these ads

58 Comentários (+adicionar seu?)

  1. rosana marques viana
    abr 14, 2014 @ 17:31:00

    como eu faço para adquirir essa fruta ,pois minha mae esta em tramento de quimioterapia e eu gostaria que ele comesse,,por favor!!!

    Resposta

  2. Ismael
    fev 19, 2014 @ 23:36:59

    Parabéns pelo apoio que vc dispensa aos que lhe procuram.
    Plantei uma muda de NONI a meio metro da parede, as raízes podem danificar a base da parede ou não tem problema?

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      mai 03, 2014 @ 16:19:21

      Olá…
      O noni pode crescer até 7 m de altura e tem folhas finas simples, de coloração verde clara, com veias vincadas. A planta dá flores e frutos durante todo o ano. Se vc fosse fazer um plantio de noni vc poderia plantar ate 700 plantas por hectare, usando espaçamento de 3 ou 4 metros por pé. Densidades mais altas de plantio (espaçamento mais próximo das plantas) podem abrir a porta a problemas de doença.
      Mas o que pode ajudar é uma Poda. Plantas jovens com menos de 3 anos podem ser podadas severamente depois ou durante sua primeira produção de fruta. Nos seguintes anos, a copa das plantas podadas se tornarão densas. Na natureza as árvores de noni podem alcançar uma altura de aproximadamente 7 metros, então se sugere aos cultivadores cortar os ramos verticais das plantas maduras para facilitar a colheita de fruta.
      Obrigada

      Resposta

  3. suely
    jan 13, 2014 @ 20:05:55

    Como planto as sementes de noni? Precisa ficar dentro dagua antes de plantar no vaso? Deixo no sol ou tem que ficar na sombra ate germinar? Na verdade ja plantei algumas, mas ate hoje depois de 30 dias nao germinaram. Estavam num lugar onde pegava o sol da manha ate meio dia, masi ai hoje eu coloquei num lugar sombreado, tem claridade mas nao pega o sol direto. To confusa sem saber como plantar as sementes que comprei pela internet.

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      jan 19, 2014 @ 15:10:38

      Olá….
      Sua técnica de deixar metade do dia ao sol está correta. Não a deixe sempre na sombra, pois ela é planta que gosta de calor. Sobre as suas sementes não sei qual a procedência de suas sementes (não sei se ela foram retiradas do fruto corretamente ou armazenadas corretamente). Com esse tempo algumas já teriam que ter germinado. Espere mais uma semana, caso não tenha nada, tente encontrar sua semente no saquinho que você colocou e analise a semente para ver se ela não esta podre.
      Mas a semeadura foi feita diretamente em sacos pretos de polietileno, nas dimensões de 15 cm de largura e 28 cm de comprimento, sanfonados e com furos. Devem ser colocadas duas sementes por saco, na profundidade de 0,5 cm e a germinação terá início 30 dias após a semeadura, com 70% das geminações ocorrendo até os 60 dias, podendo se estender até mais de 120 dias após a semeadura.
      Caso você encontre algum fruto de Noni, é mais seguro você fazer suas próprias sementes. No link tem o passa a passa como fazer.

      http://jornalagricola.wordpress.com/2012/03/26/o-cultivo-do-noni-morinda-critrifolia/

      Obrigada e volte sempre :D

      Resposta

  4. f ponteiro
    jan 02, 2014 @ 07:30:39

    Bom dia Alessandra,
    Se possível, me envie tambem empresas que compre frutos e/ou polpa dos frutos. email: fponteiro@gmail.com
    Grato e bom dia.
    Francinaldo

    Resposta

  5. Zeneide Gomes
    nov 18, 2013 @ 05:20:30

    Nasceu um pé de noni na parede de um canal de esgoto q passa atras de minha casa, ja tem frutos grandes,suas folhas são muito viçosas,mas o local imundo onde está alojado me desestimula a ir colher os frutos…até onde podem estar contaminados ja se criaram irrigados pela agua do esgoto e todos os detritos q são lançados la?Ele cresceu agarrado a uma parede, fico olhando e pensando nas coisas adversas da vida,brotar logo ali?

    Resposta

  6. Daisy Silvania M.Paulino da Costa
    ago 25, 2013 @ 10:43:08

    Ganhei uma muda de NoNi e foi plantada em vaso de proporções maiores. Possui 2 meses de plantio. Está bem desenvolvida mas as folhas após algum tempo ficam dobradas, mas mesmo assim a muda tem crescido e já está com 20 cms. A muda fica a sol pleno pela manhã e é molhada 3 vezes na semana. O que poderia ser? Resido em Sacramento MG e o clima é ameno.Agradeceria muito sua informação.

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      set 14, 2013 @ 22:20:28

      Olá…
      As folhas ficam caídas de dia e a noite elas ficam em pé? Caso seja isso, talvez seja possível: doença de raiz, falta de água, alguma praga…
      Analise sua planta melhor, veja se não tem algum inseto. Repare, quando você molha a planta e sela fica algum tempo rígida (sem cair as folhas). Assim poderá ter algum diagnostico que poderá lhe ajudar decidir qual tipo tratamento realizar em relação a planta.
      Obrigada
      Volte sempre :D

      Resposta

  7. camillo
    ago 21, 2013 @ 00:28:04

    Boa noite Alessandra,gostaria de saber referente as sementes, se em uma fruta tiver 50 sementes como faço esta separação para o plantar.

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      ago 27, 2013 @ 20:37:07

      Os frutos, quando fisiologicamente maduros encon­tram-se no ponto ideal para retirada das sementes. Contudo, a colheita é realizada quando os frutos ainda estão com a polpa firme (“de vez”), o que dificulta a extração das sementes, sendo necessá­rio aguardar a completa maturação por um período de três a quatro dias, para a retirada das sementes.
      As sementes são obtidas após a extração da polpa. Para isso, os frutos são macerados mecanicamente, utilizando-se uma peneira e água corrente para a retirada de toda a polpa. Em seguida, as sementes são colocadas para secar sobre papel jornal, em local som­breado e com boa ventilação, por um período de três a quatro dias, ficando com um teor de umidade em torno de 9%. Recomenda-se a utilização das sementes com, no máximo, um mês após a secagem, quando a ger­minação ainda está acima de 60%.
      O tratamento pré-germinativo que mais favorece a emergência das plântulas foi a imersão em água à temperatura ambiente por 24 horas.
      A semeadura foi feita diretamente em sacos pretos de polietileno, nas dimensões de 15 cm de largura e 28 cm de comprimento, sanfonados e com furos. Devem ser colocadas duas sementes por saco, na profundidade de 0,5 cm.
      A germinação terá início 30 dias após a semeadura, com 70% das geminações ocorrendo até os 60 dias, podendo se estender até mais de 120 dias após a semeadura.
      Obrigada e volte sempre que precisar :D

      Resposta

  8. LUIS TSURU
    ago 16, 2013 @ 11:26:23

    DEU GEADA AQUI E QUEIMOU AS FOLHAS NO PÉ DE NONI.E AGORA O QUE EU FAÇO?

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      ago 18, 2013 @ 11:14:29

      Olá…
      Que triste …
      Veja primeiro quais foram os danos da planta, pois pode ter sido leve e não ter prejudicado tanto a planta.
      Os danos causados pelas geadas, conforme conhecidos, se traduzem na queima dos tecidos das plantas. O nível de queima ou dano pela geada está ligado, principalmente, às temperaturas que ocorreram e à condição das plantas. Dependendo do nível de queima, pode-se adotar podas leves (decote) ou drásticas (recepa) ou dispensar as podas, efetuando apenas desbrotas, o que é comum nos casos de queima superficial. Para queima parcial pode-se adotar um decote, e/ou quebrar manualmente as hastes secas. Para queima grave, até o tronco, adotar podas por recepa. Para plantas novas, atingidas por geada, deve-se primeiro esperar as brotações.
      Obrigada e volte sempre :D

      Resposta

  9. Rodrigo Juliano
    ago 08, 2013 @ 08:46:48

    Bom dia, sou da cidade de Embu das Artes, SP,
    Gostaria de ajuda porque tenho 3 arbustos de noni com cerca de 1 metro cada. estão com 1 ano e nove meses. Ainda não frutificaram. De vez em quando aparecem em partes das folhas uma mancha parecida com ferrugem, ficam as vezes todas pintadinhas. Também aparecem pulgões brancos conforme publicação desse site, mas acabo tirando manualmente. Gostaria de saber qual produto utilizar para que acabe com essas manchas. Não são em todas as folhas, tem época que diminui bastante . ficam ao sol durante boa parte do dia estão plantadas em vaso grandes de 1 metro de altura por uns 80 cm de diâmetro. Nesse estágio da planta qual adubo recomendam? grato pela atenção. Abraço!

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      ago 18, 2013 @ 11:42:33

      Olá…

      BATIDA DE ALHO: Protege contra brocas, cochonilhas, ácaros, pulgões, lagartas e ferrugem.
      Macere um dente de alho e acrescente 1 litro de água fria, deixe descansar por 12 horas, coe e já pode pulverizar.

      PIMENTA: Repele todos os insetos, principalmente cochonilhas e pulgões.
      Macere a pimenta e cubra com 1 litro de água fria, deixe descansar por 24 horas. Coe o líquido e já pode pulverizar. Cuidado para não colocar os dedos nos olhos.

      FOLHA DE TOMATEIRO: Elimina pulgões.
      Coloque uma porção de folhas e talhos de tomateiro em uma panela com 1 litro de água e deixe ferver. Espere esfriar, coe e pulverize.

      CALDA DE FUMO DE CORDA: Contra cochonilhas, pulgões, larvas e ácaros.
      Pique 5 cm de fumo de corda e deixe de molho em 1 litro de água, acrescente uma tampinha de álcool. Deixe descansar por 24 horas. Coe e dilua em água na proporção 1:3.

      CALDA DE SABÃO DE COCO: Contra cochonilhas, pulgões, ácaros e fungos
      Raspar uma colher de sopa de sabão, coloque em um recipiente e acrescente 2 litros de água quente, vá mexendo até esfriar, coe e pulverize.

      Pasta de argila, esterco, areia fina e chá de camornila
      Controle: proteção de cortes feitos por podas, troncos e ramos doentes.
      Preparo: Misturar partes iguais de argila (barro), esterco, areia fina e chá de camomila, de modo a formar uma pasta. Passar nas partes afetadas. Pode-se usar para tratamento no outono, após queda das folhas e antes da floração e brotação.

      Pasta bordaleza
      Controle: Ajuda a controlar fungos e doenças bacterianas em outras plantas (Ferrugem).
      Ingredientes: sulfato de cobre (1 Kg), cal virgem (1 Kg) e água (10 litros).
      Preparo: Diluir o sulfato de cobre em um pouco de água, mexendo bem. Em outro vasilhame, apagar a cal com água quente, devagar, esperando a solução esfriar. Em um terceiro vasilhame, colocar o sulfato de cobre e a cal, devagar, mexendo bem, adicionando o restante da água até completar 10 litros, mexendo novamente. Para aplicação, usar brocha de pedreiro, pincelando o tronco e as partes mais grossas dos galhos, evitando-se pegar nos ramos e folhas novas. Aplicar durante o inverno, quando a planta está dormente. Pode-se diluir a pasta, formando a calda bordaleza. Desta forma, aplica-se na forma de pulverizações.

      Calda sulfocáustica
      Controle: as mesmas doenças que a pasta bordaleza, tendo excelente ação sobre fungos como ferrugem.
      Ingredientes: cal virgem (1 Kg), enxofre (2 Kg) e água (10 litros).
      Preparo: Diluir o enxofre em um pouco de água, acrescentando um pouco de detergente (adesivo). Em seguida, colocar em uma lata de 20 litros, levando ao fogo, acrescentando 10 litros de água. A seguir, acrescentar a cal já apagada, mexendo bem. Manter a solução no fogo durante uma hora, sempre acrescentando um pouco de água para manter o volume inicial. Após uma hora, a calda deverá adquirir uma coloração parda avermelhada (tipo Coca Cola). Coe em um pano depois de frio. Para a utilização, dilua 1 litro de calda para 15 litros de água.

      Obs.: O melhor horário para pulverização é de preferência na parte da manhã ou ao entardecer.

      Obrigada e volte sempre :D

      Resposta

  10. Roniédson
    jun 23, 2013 @ 12:21:29

    Olá Alessandra posso plantar o noni no sem-árido com água salina?

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      jun 30, 2013 @ 17:58:33

      Olá….
      Não resiste geadas, mas aguenta qualquer calor. Acredito que clima da região não iria atrapalhar, como é uma planta de fácil germinação e fácil cultivo. Semear em solo não argiloso, e apenas cobrir as sementes. Molhar diariamente. Quando as mudas estiverem com 6 folhas e com aproximadamente 15 cm de altura pode ser transplantando sacos , baldes , latas de 10 a 18 litros. No início deve-se mantê-lo à sombra por pelo menos 3 meses, na época de frio deve-se manter ao sol pleno, e depois de atingir 1 metro sempre manter ao sol, já que se cultivado na meia sombra as mudas estarão mais sujeitas ao ataque de pragas. Porém, não posso afirmar que sim e nem que não sobre as irrigações com água salinas, mas pelo sim e pelo não, tente não irrigar apenas com água salina,se possível claro.
      Obrigada e volte sempre que precisar :)

      Resposta

  11. Crasso Bragança
    abr 22, 2013 @ 14:10:21

    Comprei a fruta do NONI, vou tirar as sementes, para tentar plantar, aqui na minha região não acho as mudas, então vou tentar fazer tirando as sementes, antes tomava o suco de noni quando tinha o Tahitian Noni achava excelente o suco e fiquei muito decepcionado quando fechou a venda aqui no Brasil, pelo jeito anvisa não deixa os brasileiros se cuidarem a não ser por remédio, obrigado pelo conteúdo, você tem alguma dica para tirar as sementes e germina-las, vou tentar fazer igual você explicou no site, se tiver mais alguma dica agradeço.

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      abr 23, 2013 @ 18:36:46

      Então … a venda da fruta e de mudas tbém estão proibidas, o que é triste mesmo, e são tantos beneficios.
      Desculpe mas nao tenho dica, a que coloquei na materia foi uma forma legal de germinar as sementes e de conseguir mudinhas. Fiz isso em casa e deu certo e plantei uma mudinha no meu quintal.
      Volte para contar se deu certo.
      Boa sorte!!!! :)

      Resposta

      • Fabricio Marcant
        jan 05, 2014 @ 21:05:50

        Obtive informações recente sobre este milagroso fruto, logo então comecei a pesquisar sobre o mesmo… Bom, sendo bastante racional, primeiro não é nenhuma novidade alguns órgãos que dizem cuidar da nossa saúde tentar proibir a sua venda e seja lá o que for, com a intenção mascarada de tentar convencer-nos que de fato eles estão “preocupados” com a nossa saúde… Bom, estes optam por tratamentos convencionais (farmácias). O que dizer de dois amigos meus estarem curados de câncer? Um deles já desenganado, já que a farmácia não consegui curá-lo?… Já por outra vertente, o mesmo não precisou de muito tempo para obter a cura, se for comparar com o tempo que ficou dependente da farmácia dos homens. Entendo que isso vai além da boa “intenção”… Na verdade o que vejo, são as pessoas indo a caminho da natureza ao invés das farmácias. Ai com certeza, já tem muita gente preocupado apenas com as quedas dos lucros abusivos e astronômicos, pois, Deus combate os gananciosos com a simplicidade da Sua Farmácia Natural. Viva a FARMÁCIA DE DEUS!. A você Alessandra, Parabéns pelas suas informações.

        Resposta

        • Alessandra C. Oliveira
          jan 19, 2014 @ 16:10:16

          Obrigada!!!
          Recorrer a natureza para a própria saúde é muito bem vindo e acredito que muitas de nossas doenças a natureza pode curar!!!
          Um outro exemplo que tenho é a água de quiabo. Meu pai é diabético a nem sei quanto tempo e hoje ele não precisa mais de remédios.
          A Farmácia natural pode sim salvar muitas vidas!!!
          Obrigada pela sua visita e volte sempre :D

          Resposta

          • Fabricio Marcant
            jan 20, 2014 @ 09:45:02

            Sim, o quiabo é outro bem indescritível para o nosso organismo. Meu irmão estava com o índice de açúcar elevado no sangue e não tinha remédio de farmácia que baixasse, começou a tomar a água com quiabo, logo caiu de 324 para 184 no primeiro exame de sangue que fez. Não podemos esquecer também da abobara, outro extraordinário remédio. Depois passarei a receita sobre a mesma. Abraços Alessandra!

  12. evandro
    abr 12, 2013 @ 17:11:23

    Gostaria de saber se o noni pode ser cultivado em vaso, sem perda da sua frutificação?

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      abr 18, 2013 @ 15:34:05

      Olá….
      Pode sim cultivar o noni em vaso, mas lembrando sempre que a planta precisa de terra para desenvolver as raízes. Quanto mais espaço ela tiver maior será sua planta. Por isso procure colocar sua mudinha em vasos grandes para ela crescer o máximo que der. A frutificação será conforme o porte de sua planta, plantas maiores lhe proporciona mais frutos, mas acredito que isso não seja um problema para vc, acho que seu interesse seja para consumo.
      Desculpe pelo atraso da resposta….
      Obrigada e volte sempre que precisar :)

      Resposta

  13. rita aguiar pratts
    mar 15, 2013 @ 10:52:12

    como posso comprar muda em são josé sc achei muito interesante éssa fruta noni…

    Resposta

  14. Guilherme M B Carvalho
    fev 03, 2013 @ 17:50:55

    Olá Alessandra,Muito bom seu conteúdo a respeito do Noni. Adquiri uma muda e estou tentando cultivá-la em apartamento. Moro em PE gostaria de saber em que vaso poderia cultivá-la bem e com que frequencia faria as irrigações.
    De resto,obrigado por ter contribuído com o melhor tópico do Noni que encontrei.

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      fev 03, 2013 @ 18:50:05

      Olá…
      Obrigada e que bom que gostou … fico muito feliz ter ajudado …

      Mas vamos a sua pergunta:
      Não há um tamanho de vaso ideal, mas isso vai influenciar no tamanho e na sobrevida da árvore. Quanto maior o vaso, maior o tamanho da planta e melhor irá produzir. O tamanho que a árvore vai alcançar é proporcional ao tamanho do vaso. Tudo depende do tamanho que deseja ter e espaço para cultiva-la. É sim importante dimensionar o volume do vaso, vc está certissimo. Normalmente o porte das árvores, na natureza, vai de 3 a 6 metros de altura, isso requer vasos a partir de 40 litros, por exemplo. Dicas para vc cuidar bem da sua arvore em vaso:
      1) Faça uma boa drenagem no fundo do vaso, com brita ou argila expandida (em torno de 4 cm) para que haja escoamento de possível excesso de água.
      2) deve-se preparar bem o solo, adubar e aplicar corretivo. Usar mistura equilibrada de terra, substratos, adubos e corretivo são imprescindíveis para a longevidade e produção da planta.
      3) Faça adubações de cobertura, para que haja um bom desenvolvimento dos frutos.
      4) Faça constante monitoramento fitossanitário, pois pulgões, cochonilhas, fungos e ácaros podem atrapalhar o desenvolvimento das plantas.
      5) As podas podem ocorre quando a planta crescer de maneira indesejada (por exemplo, quando os galhos crescerem lateralmente).
      6) Pode sobreviver períodos estendidos de seca uma vez estabelecido. Quando as plantas são menores de 2-3 anos, é bom irrigá-las duas vez ou mais por semana, com as plantas já mais velhas, irrigá-las menos freqüentemente (o que pode variar o clima, a umidade).

      Boa sorte e volte sempre que precisar.
      Obrigada :)

      Resposta

  15. Wagner Dantas
    nov 21, 2012 @ 21:36:33

    Boa noite Alessandra!!!Plantei 15 mudas e todos já estão produzindo.
    Onde posso vender as frutas do Noni,tem alguma empresa que compra em grande quantidade? Meu email é wagnerdantas86@hotmail.com.Aguardo resposta..

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      nov 27, 2012 @ 18:12:34

      Olá….
      Não sei ao certo onde você pode vender suas mudas, mas algumas pessoas no blog pediu ajuda para comprar mudas de noni ….
      Mas vou procurar alguma coisa e mando por e-mail.

      Obrigada e volte sempre ….

      Resposta

  16. Inge
    nov 10, 2012 @ 16:09:51

    Alessandra, voce poderia me informar onde posso encontrar as mudas de noni em RIbeirão Preto. Agradeço antecipadamente. Meu e-mail: ingeborgangelica@hotmail.com

    Resposta

  17. Neilda Costa
    out 26, 2012 @ 09:59:12

    Muito boas as informações, conheço alguns casos de pessoas que utilizaram o Noni em tratamentos de doenças e tiveram um ótimo resultado.

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      out 28, 2012 @ 15:08:43

      Que maravilha,
      Minha mãe está utilizando o Noni tbem …. ela está gostando…
      Obrigada por visitar o blog…. volte sempre que precisar…

      Resposta

  18. Claudinei Gaioli
    out 24, 2012 @ 17:00:44

    Alessandra eu também gostaria de comprar noni em Ribeirão Preto, pode me ajudar? pgaioli@hotmail.com

    Resposta

  19. Jeverton
    jul 17, 2012 @ 22:48:39

    Boa noite Alessandra.
    Moro no Rio Grande do Sul e trouxe algumas mudas de Noni de Rondônia, elas tem aproximadamente 50 cm. Mas assim que chegaram aqui e pegaram o frio as folhas murcharam. Mesmo estando dentro de casa não pegando o frio intensamente elas continuam murchando. Será que elas vão resistir ao frio? Teria algum método para que as mudas aguentem mais ao frio?
    Desde já agradeço.

    Resposta

  20. Sarah Santos
    jul 10, 2012 @ 14:37:25

    Oi…
    Ganhei uma muda de noni, já com 7 folhinhas, sendo que duas meio amareladas.Fiquei insegura em transplantá-la mais depois ler ler seu artigo me ajudou muito, foi o mais completo que li. Obrigada,

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      jul 10, 2012 @ 14:53:16

      Que bom que gostou.
      Volte sempre que precisar.
      Caso você tenha alguma sugestão ou duvida, o blog está aqui para melhor servir.
      Obrigada

      Resposta

  21. maurício
    jun 30, 2012 @ 14:48:28

    Oi, esse post foi muito completo, parabéns! Gostaria de comprar umas mudinhas onde posso adquirir?

    Resposta

  22. Edegar Libardoni
    jun 13, 2012 @ 12:51:54

    Ganhei duas mudas de uma senhora que mora em Rondonopolis MT, era bem pequenos, ao passar para a terra um pé morreu e o outro tava lindo e cheio de frutas, mas minha residência e no Rio Grande do Sul, e ai veio o frio de inicio de junho deste ano, geada branquinha, e esqueci de cobrir o pé na primeira noite, e a planta esta amarelando, sera que a palnat nao vai morrer… tomara que nao embora agora to cobrindo o pe…

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      jun 20, 2012 @ 23:59:05

      Olá…

      Métodos de proteção física como cobrir as mudas ou plantas com jornal, sacos de papel ou plásticos são eficientes. As plantas são danificadas antes do nascer do sol, durante a madrugada.
      Os orgãos das plantas, morrem quando são submetidos a ação do frio intenso e prolongado.
      A planta sofre com a geada por isso ela está amarela, a medida de proteção ajudará ela recuperar e sobreviver as novas geadas.
      Continue com a proteção da planta, protegendo-a.

      Obrigada
      Alessandra

      Resposta

  23. Lucas
    jun 10, 2012 @ 14:47:08

    Boa Tarde Alessandra
    eu gostei de uma matéria sua, e queria colocar em meu trabalho!
    Posso? E poderia me dizer seu nome completo para colocar ele no trabalho?

    Resposta

    • Alessandra C. Oliveira
      jun 12, 2012 @ 21:25:59

      Olá,
      Pode sim, porém a materia nao é minha …
      As fontes estão a baixo da materia.

      Obrigada
      Alessandra

      Resposta

  24. Celso Giovenardi
    abr 21, 2012 @ 16:22:44

    PLANTEI em vaso em casa sol da manhã , germinaram todas as sementes cerca de 15 mudas,em 45 dias +- molhando , e já transplantei espero q continuem assim bem verdinhas… obrigado

    Resposta

  25. Nancy
    abr 20, 2012 @ 22:55:21

    Que bom toda essa informação. Ganhei uma fruta, retirei a semente cuidadosamente , sequei e depois plantei, mas nunca aparecia as mudas. Agora sim, aprendi que tenho que esperar té 60 dias. Essa informação me deu uma grande esperança que ainda posso vê-las nascer. Obrigadooooo…

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 520 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: