Horticultura

Horta: época e compostagem

Plantio de hortaliça

Escolha do Local: Bem ensolarado e com pouca declividade. O solo deverá ser limpo com a retirada de lixo e pedras. O solo deverá ser afofado, colocado calcário e colocado adubo orgânico ou químico. O adubo orgânico é todo material que se decompõe com o passar do tempo. (cascas de frutas, legumes, folhas, etc.). Pode-se montar uma compostagem que consiste em misturar estes materiais orgânicos com esterco de vaca. Com o passar do tempo todo este material se decompõe transformando em um excelente adubo para as plantas.  Os tratos culturais devem ser observados: Irrigação periódica, limpeza de erva daninha, escarificação do solo e desbaste, amontoa, desbrota (Couve).

horta caseira
horta vertical

Época

Compostagem

Como funciona a compostagem?

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

Qual a vantagem deste processo?

Dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.

O que é uma composteira?

É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim. Para saber como funciona uma composteira clique no link ao lado!

Faça uma composteira

2 comentários em “Horta: época e compostagem”

  1. Excelente a matéria sobre como fazer uma composteira, eu já fazia, mas sem uma técnica adequada.
    Muito obrigado.

Deixe um comentário