Cultura da Abóbora e Moranga

abobora

A abóbora e moranga são culturas que se desenvolvem bem épocas quentes, no máximo com temperatura de 35ºC. O produto consumido são os frutos. Estes são sensíveis a baixas temperaturas (menor que 10 ºC). O espaçamento mais recomendado para abóboras e morangas é de 4 x 5 m.

A semeadura é feita diretamente no local definitivo. Colocam-se quatro sementes/cova, sendo necessário 0,5 a 1 kg de sementes por hectare para abóboras e 0,5 a 0,8 kg de sementes por hectare para morangas.

plantio1

plantio

sementes

abobora1

Calagem e Adubação

A calagem deve ser realizada 30 dias antes do plantio, se necessário. Deve-se colocar 60 toneladas de esterco de curral curtido, ou ¼ dessas quantidades de esterco de galinha curtido, cerca de 30 dias antes da semeadura. No plantio deve-se colocar 40 kg/ha de nitrogênio, 300 kg/ha de fósforo, 150 kg/ha de potássio, 1 kg/ha de boro, 3 kg/ha de zinco e 3 kg/ha de cobre. Deve-se fazer adubação de cobertura em 3 parcelas. A primeira 15 dias após a germinação e as demais a cada 15 dias, aplicando 150 kg/ha de nitrogênio e 120 kg/ ha de potássio.

adubação

Pragas que atacam a abóbora e moranga

As principais pragas que atacam a abóbora e moranga são: mosca-branca, pulgão, broca-do-fruto, vaquinha e ácaro. Utilizar os seguintes produtos para controle: azinphos, ethyl, carbaryl, diazino, malathion, etc.

mosca branca

mosca branca

Doenças que atacam a abóbora e moranga

As principais doenças que atacam a abóbora e moranga são oídio, míldio, vírus mosaico e podridão do fruto. Os produtos usados para controle: benomyl, captan, enxofre, fenarimol, folpet, etc.

Oídio

Oídio

Colheita

A colheita inicia-se entre 90 e 120 dias do plantio. A abóbora e moranga produzem em média 10 a 15 toneladas por hectare.

Colheita

Colheita

Colheita

Colheita

Colheita

Colheita

Dicas

· Faça a rotação com cereais e hortaliças folhosas.

· Os armazenamentos dos frutos podem ser feitos em galpões arejados, por tempo indeterminado, até sua comercialização.

· Cuidado na aplicação de água: água em excesso pode matar a planta, mas na falta à planta não se desenvolve bem.

· Faz o desbaste da abóbora e moranga na fase de uma ou duas folhas, deixando uma planta por cova.

· Tratos culturais com capinas e herbicidas.

· Não aplicar defensivos no período da manhã para não prejudicar a atividade dos insetos polinizadores, principalmente das abelhas.

                              nomes

About these ads

Comentários desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 494 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: